A Berta a universidade católica no Lubango
O acto de abertura foi presidido pelo Arcebispo de Saurimo e presidente da CEAST.
Dom José Manuel Imbamba- presidente da CEAST
Jornalista Benedito santos - Jornalborges
O Presidente da conferência Episcopal de Angola e são Tomé, Dom José Manuel Imbamba, defendeu no Lubango necessidade do Instituto Superior Católico local apostar na produção de conhecimentos que respondam as necessidades da província da Huíla a vários níveis
(Benedito santos---jornalborges )
O presidente da CEAST fez essas considerações, nesta quarta-feira 01 quando ministrava aula magna, que marcou a abertura do ano académico do ISUCAL, assinalando ser preciso que o instituto investigue fenómenos ambientais, políticos e económicos da província, mas é preciso que haja essa inteligência ao serviço do bem.
Realçou ainda que a produção desse conhecimento deve ser feito através de pesquisas de saberes que favoreçam a promoção da cultura e do desempenho na busca de caminhos que conduzam a transformação permanente e positiva da sociedade.
Dom Imbamba Destacou, igualmente, nesta missão, a importância da instituição envolver pessoas que sejam uma mais-valia para a comunidade e a sociedade em geral, integrando um capital humano competente, responsável, comprometido com a verdade, com a justiça, com a honestidade e com a dignidade das pessoas.
“Devemos ajudar as pessoas a saírem do obscurantismo, a sair da ignorância cultural, as vezes nós temos a tradições culturais como factores de estagnação que não nos ajuda a dar um outro passo, sem negar as nossas tradições, mas tenhamos a capacidade de inovar, sonhar alto e fazer diferente, desenvolvendo projectos de impacto social onde todos os fenómenos socio culturais, questões ligadas a feitiçarias, educação entre outros”, disse o pastor de Saurimo.
Que Como exemplo, sublinhou que embora se tenha medo de pensar e falar da feitiçaria, o fenómeno da tala (mina tradicional) é gravíssimo, pelo que é preciso que os cientistas o desmantelem, o desmistifiquem, para que este mal não se propague.
De acordo com Dom José Manuel Imbamba, deve-se se fazer sentir o compromisso ético do instituto, para com a comunidade onde está inserida, transformando-a para o progresso humano e social, realçando que no Toco já são visíveis os sinais com os projectos implantados, mas é preciso que com esses se possa alavancar a acção social salutar que a Igreja Católica está a levar a cabo, Ainda no capitulo da educação, Dom José Manuel Imbamba fez saber que ao nível do país, a Igreja Católica, conta com um global de 354mil 445 discentes nas escolas, católicas dos quais, 135 mil 665 crianças no ensino primário, 207 mil 622 no ensino secundário e no superior 11 mil 158 estudantes.
O Instituto Superior Católico localizado na zona do Toco, comuna do Hoque, dista a 35 quilómetros da sede capital da província da Huíla, é fruto de um percurso iniciado em 2018. Foi oficializado por Decreto Presidencial em dia 28 de Setembro último, cujo Campus, mesmo numa fase ainda incipiente, beneficiou da bênção dos Bispos da CEAST, em Agosto de 2021. É afecto à Paróquia da Nossa Senhora da Muxima do Toco, que tem como pároco o Padre Américo Gomes do clero secular do Lubango
A instituição de ensino No presente ano académico estão matriculados mais de mil estudantes em quatro cursos, Contabilidade e finanças , comunicação social, Direito Economia. Dom José Manuel Imbamba conferiu também posse ontem o corpo directivo do Instituto Superior Universitário Católico do Lubango
Commenti