ICRA FORMA PROFESSORES NO CUVANGO
O Instituto de Ciências Religiosas de Angola - ICRA destinado a formação de professores já é uma realidade e pela primeira vez no Município do Cuvango-Huíla arrancou com 158 estudantes, numa concorrida , a cerimónia prestigiada pelo Administrador Municipal Luís Marcelo , fez -se presente também o vigário Episcopal para Vigararia do quipungo e pároco da paróquia Santa Terezinha do menino Jesus na Matala e também Director do ICRA Padre Bento Higino Tchimbassi e membros da sociedade local.
O
Falando no fim da missa da abertura do ano lectivo do Instituto de Ciências Religiosas de Angola (ICRA), Nesta Sexta última afirmou que as salas de aula abertas são anexas do ICRA-Matala, e foi alargada no ambito do seu plano de promoção, formação e integração social dado os vários níveis de ensino daí ministrados.
A instituição de ensino Arranca Com cinco salas numa primeira fase são Salas anexa ao ICRA núcleo Matala a instituição forma técnicos médios, aponta igualmente a integração social com a criação de postos de trabalho, consubstanciado no Plano Nacional de Formação de Quadros.
Entretanto, a estudante, Maria Bibiana Macubicua, mostrou-se satisfeita a implementação deste projecto localmente, pois é um ganho enorme como munícipes, numa altura que há vários anos se aguardava dessa instituição académica para contribuir na formação de futuros, quadros do país, mormente de professores (pedagogos).
Por sua vez, o administrador municipal do Cuvango, Luís Marcelo Cambinda Ndala considerou, com instalação deste estabelecimento de ensino ser mais uma oportunidade de investir na formação de jovens e, na ocasião, apelou mais responsabilidade e disciplina dos visados no processo de ensino e aprendizagem, consubstanciado no Plano Nacional de Formação de Quadros.
Reforçou a necessidade da protecção e/ou preservação do património de ensino, de modos a que não esteja vandalizado e que continuar a servir outros estudantes.
De referir que o ICRA da Matala existe á Mais de 4 anos e conta com Salas anexas na comuna de Kapelongo,na localidade de Freixiel , (MELICA) na escola das Irmãs Deroteias e as mas recentes salas anexas do Cuvango .
@jornalborges
@Educação
Comments